Descrição
Possibilitar aos usuários utilizarem serviços de inteligência artificial que agilizem atividades administrativas e acadêmicas da universidade como um todo. Na plataforma existem agentes especializados em análise e redação de texto, tradução de textos, análise de dados, documentos licitatórios, transcrição de vídeos e áudios, chatbots relacionados a serviços de unidades e órgãos e chatbot educacional.
Como solicitar
Serviço disponível para
O chatbot “serviços de Unidades/Órgãos” é aberto ao público
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00.
Pré-Requisitos
Para utilizar o sistema o usuário deverá ter usuário Unicamp ativo, exceto para o chatbot “serviços de Unidades/Órgãos”. O chatbot “Educacional” é um piloto com acesso restrito a um grupo de usuários.
Responsabilidades do usuário
Estar coerente com a Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019.
Tempo para o primeiro atendimento
- Até 1 dia para correção de erros;
- Até 2 dias úteis para esclarecimento de dúvidas, elogios ou sugestões.
Tempo de resolução
Até 1 dia para correção de erros, esclarecimento de dúvidas, elogios ou sugestões.
Disponibilidade do serviço
99,2%
Material de apoio
- Divulgação da Plataforma de IA
- Treinamento “Elaboração dos documentos da fase preparatória na plataforma de Inteligência Artificial da Unicamp”
- Divulgação da palestra no evento “Perspectivas da IA Generativa para a Unicamp”
- https://www.youtube.com/watch?v=w6bci9qvS8Y&t=17301s (começa em 04:16:40h)
- https://unicamp.br/noticias/2024/11/29/na-unicamp-especialistas-debatem-impactos-da-inteligencia-artificial-generativa/
- https://unicamp.br/noticias/2024/11/26/unicamp-realiza-evento-sobre-ia-generativa-na-proxima-quinta-feira-28-no-centro-de-convencoes/
- Divulgação da palestra no evento Cinfotec 2024 – “Da CACia ao Futuro: A Evolução dos Chatbots e a Plataforma de IA Generativa na Unicamp”.
Perguntas Frequentes
Qual o modelo de IA utilizado na CACia?
AWS – Anthropic Claude Sonnet 4
Os arquivos utilizados ficam armazenados de maneira segura?
Sim, o acesso é restrito e fica armazenado no âmbito da Unicamp, sendo administrado pela DETIC
Os prompts utilizados são usados para aprendizado da IA?
Não, eles são utilizados apenas no âmbito da Unicamp
Todo conteúdo gerado pela IA precisa ser averiguado?
Sim, todo conteúdo gerado pela CACia, utilizado na criação de algum documento, é de total responsabilidade do usuário. A CACia apenas apoia na geração de conteúdo, mas o responsável final pela utilização do dado, é o usuário
Como foi feito o treinamento do agente de “documentos licitatórios”?
- Este agente foi treinado com a última versão versão dos modelos de TR disponibilizados pela PG, modelos de ETP e Mapa de Risco do site da DGA, com os códigos de material e códigos de serviço que constam no portal de licitações do governo federal e com vários exemplos de licitações bem sucedidas disponibilizadas pela DGA
- A ideia deste agente é auxiliar o usuário na geração de documentos licitatórios, na validação de documentos, testes de conformidade, sanar dúvidas sobre a nova Lei e comparações com a lei anterior