A Universidade disponibiliza várias linhas de financiamento para aquisições de TIC. Dentre elas, podemos citar o plano de atualização tecnológica, elaborado pela primeira vez em 2011, recebendo o nome de Plano de Atualização Tecnológica Continuada – PATC e sendo dividido inicialmente em duas categorias: Manutenção e Projeto, com objetivos distintos.
A partir de 2021 essa linha de financiamento permitiu expandir os beneficiados para atender também as unidades e órgãos das áreas administrativas, de ensino e pesquisa e saúde.
PATC Manutenção
Concentra-se na renovação do parque tecnológico da Unicamp, adquirindo ou contratando soluções e serviços para manter as atividades em funcionamento. Isso inclui lidar com a obsolescência de equipamentos, vencimento de garantias, riscos de parada, necessidades de melhorias, crescimento ou expansão de serviços já existentes.
PATC Novos Projetos
Destina-se à criação de novos produtos ou serviços de TIC, modernizando a infraestrutura e os sistemas da universidade. O foco é colocado em investimentos mais altos, adoção de novas tecnologias e atendimento de novas necessidades ou requisitos.
PAT-PPI
Em 2023 a Unicamp criou uma nova modalidade de PATC vinculada ao Plano Plurianual de Investimentos e denominada PATC-PPI. Através dessa linha é possível realizar investimentos na estrutura de TIC, além de atender às variadas demandas da Universidade, conforme disponibilização de recursos financeiros.