Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) acaba de lançar, de forma experimental, uma Plataforma de Inteligência Artificial. A plataforma está prometendo trazer vários serviços e já conta com uma solicitação inteligente de tarefas, gerando, de forma simples e intuitiva, conteúdos como redação de textos, resumo, palavras-chave, nuvem de palavras, prós e contras, apoio na elaboração de ETPs, TR, mapas de risco, criação de normas, pareceres, análise de dados e resolução de problemas, tendo como público-alvo principal, nesse momento, docentes e servidores da Unicamp. Todos os dados utilizados e fornecidos estão sob rígidas normas de proteção e privacidade, garantindo a segurança das informações. O usuário pode fazer uploads de arquivos (por exemplo, com os tipos: .pdf, .docx, .txt, .xls, .xlsx, .csv, .png, .jpg, .jpeg, .gif, .svg) com os quais deseja trabalhar e fazer solicitações para a IA. A plataforma, já nesse primeiro momento, se destaca pela versatilidade no suporte às demandas da comunidade acadêmica. 

O diretor de Soluções de Software da DETIC, Edmilson Bellini Chiavegatto, destacou que ainda mais serviços atrelados à IA estão por vir. No roadmap de desenvolvimento, estão previstos transcrição de áudio e vídeo, assistente especializado na área jurídica/administrativa e outras tarefas complexas, como atualização de sistemas e disponibilização de APIs. 

É importante ressaltar que a DETIC já disponibiliza um assistente virtual: a CACia, chatbot que executa de forma automatizada algumas tarefas de atendimento humano, contemplando órgãos como a DEAPE (antigo SAE), Cecom, Hemocentro, DETIC, DGA, entre outros. 

A nova plataforma surge em um contexto de crescimento do uso da Inteligência Artificial, o qual a DETIC tem buscado acompanhar e antecipar. As previsões indicam que a IA trará mudanças significativas, exigindo que profissionais e instituições se adaptem a um cenário de crescente automação e qualificação. O impacto dessa tecnologia na Unicamp não só otimiza processos internos, como também prepara a universidade para os desafios futuros. 

Contudo, a ferramenta se encontra numa fase de ajustes e melhorias, sendo, constantemente, aprimorada com o feedback dos usuários e preparada para atender ainda mais necessidades da Unicamp. Sugestões, dúvidas ou críticas poderão ser dados na própria plataforma através do link ‘Dúvidas, Críticas e Sugestões’ presente no seu menu. Para conferi-la e utilizá-la, basta acessar, com as credenciais Unicamp, o seguinte link: https://plataformaia.unicamp.br

Ir para o topo