Em um mundo cada vez mais digital, o Dia da Informática, celebrado em 15 de agosto, destaca a evolução e a importância desta área que permeia praticamente todos os aspectos de nossas vidas.

O Dia da Informática, comemorado em 15 de agosto, marca o aniversário da criação do primeiro computador eletrônico de grande escala, o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). Desenvolvido em 1946 por John Presper Eckert e John Mauchly na Universidade da Pensilvânia, o ENIAC representou um marco na história da computação. Capaz de realizar cálculos complexos de forma extremamente rápida para a época, o ENIAC foi inicialmente criado para ajudar nos cálculos balísticos durante a Segunda Guerra Mundial, mas rapidamente se tornou um símbolo da capacidade transformadora da informática.

O impacto da criação do ENIAC foi profundo e abrangente, dando início à era digital que conhecemos hoje. A escolha do dia 15 de agosto para celebrar o Dia da Informática no Brasil tem raízes na relevância deste feito histórico e na influência global da tecnologia da informação, que continua a moldar indústrias, governos e a vida cotidiana.

Na Unicamp, através da DETIC, celebramos não apenas este marco histórico, mas também o avanço contínuo da informática, que se reflete em nossas atividades diárias e em nossa missão de promover a inovação tecnológica dentro e fora do ambiente acadêmico.

O Dia da Informática não é apenas uma data comemorativa, mas uma oportunidade para refletirmos sobre o papel fundamental da tecnologia em nosso presente e futuro. A DETIC, como parte essencial da infraestrutura tecnológica da Unicamp, continua comprometida com o avanço e a disseminação do conhecimento em informática.