UPA

O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2024, realizado neste sábado, 17 de agosto, foi um grande sucesso, destacando-se pela alta adesão do público e pela adoção de novas tecnologias que aprimoraram significativamente a experiência dos visitantes. Organizado pela Universidade Estadual de Campinas, o evento reuniu cerca de 57.000 pessoas, que puderam conhecer de perto os cursos e a infraestrutura da instituição. Este ano, a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) da Unicamp desempenhou um papel crucial na implementação de várias iniciativas tecnológicas que facilitaram o acesso dos visitantes a informações essenciais ao longo do evento.

Um dos destaques foi a disponibilização de uma rede Wi-Fi aberta, chamada “UPA”, que permitiu aos participantes acesso rápido à internet e aos serviços online da universidade. Por meio dessa rede, os visitantes puderam consultar a programação do evento, explorar mapas interativos dos campi, obter detalhes sobre os cursos oferecidos e acessar outras informações diretamente em seus dispositivos móveis.

Além do Wi-Fi, a DETIC lançou o aplicativo UPA, que ofereceu funcionalidades como traçar rotas até as unidades e órgãos, acessar a programação completa, localizar pontos de alimentação, banheiros, paradas de transporte, áreas de embarque e desembarque, estações de emergência, além de permitir a leitura de QR codes e acesso aos portais da UPA e da Unicamp.

A UPA 2024 reafirmou o compromisso da Unicamp com a inovação e o uso estratégico da tecnologia na educação. Reconhecida por sua excelência acadêmica e em pesquisa, a universidade reforçou sua posição de liderança no cenário educacional brasileiro, oferecendo aos futuros alunos uma amostra das oportunidades que a instituição proporciona. Com o sucesso do evento, a Unicamp solidifica sua reputação como uma das universidades mais inovadoras do país, atraindo jovens talentos que se identificam com um ambiente acadêmico moderno e tecnologicamente avançado.