A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) da Unicamp lançou nesta segunda-feira (5) o programa Nuvem UNICAMP 2.0, um serviço de computação em nuvem que deverá dobrar a capacidade de processamento e memória da rede, além de triplicar o potencial de armazenamento.

A nova nuvem foi batizada de Ybytinga, uma derivação de Ybytutinga, que significa “vento branco” em tupi-guarani. A escolha do nome também homenageia o montanhista Rodrigo Ranieri, ex-aluno de Engenharia da Computação da Unicamp, que faleceu em um acidente de parapente no entorno do K2.

Segundo o professor Ricardo Dahab, diretor executivo de TIC da Unicamp, a Ybytinga trará diversos benefícios para projetos administrativos, de ensino, pesquisa e procedimentos institucionais. Ele destaca que o novo sistema proporcionará maior flexibilidade e escalabilidade, atendendo melhor às dinâmicas de pesquisa e gestão. Além disso, a nova nuvem deve reduzir custos, oferecer maior mobilidade e facilitar o acesso.

“A existência de uma nuvem privada, local, é pressuposto de soberania e autonomia de dados. Inicialmente restrita aos órgãos administrativos, será possível agora abrigar na nuvem projetos de ensino, pesquisa e extensão, liberando a comunidade das tarefas de manutenção de servidores locais, provendo maior segurança, oferta de serviços, melhor gerência de ativos, e elasticidade e escalabilidade no seu crescimento”, afirma Dahab.

A Nuvem UNICAMP 2.0 também promoverá uma política de sustentabilidade, com custos proporcionais ao uso dos recursos, incentivando a utilização racional dos mesmos. O projeto contou com um investimento inicial de R$ 10,5 milhões, além de uma unidade de armazenamento adquirida com recursos da Fapesp, totalizando R$ 5,5 milhões. Novos investimentos de R$ 24 milhões estão previstos para os próximos meses, destinados ao aumento da capacidade de armazenamento, processamento e backup.

“Todos esses investimentos, totalizando cerca de R$ 40 milhões, deixam a universidade pronta para enfrentar os principais desafios de TIC dos próximos anos”, garante Dahab.

Serviços

A Nuvem UNICAMP 2.0 é um sistema híbrido que integra hardware e software de ponta, incluindo uma solução Hiperconvergente (HCI) – que combina processamento, virtualização, armazenamento e rede em um único cluster. Esta estrutura pode ser facilmente expandida para atender às necessidades de mais recursos de computação e armazenamento.

Com a nova nuvem, serão oferecidos serviços como IaaS (Infrastructure as a Service), que permite autonomia para ampliar ou reduzir custos, realizar configurações e gerenciar a rede. Também estarão disponíveis serviços SaaS (Software as a Service), permitindo aos usuários alimentar, editar e visualizar informações na nuvem, e PaaS (Platform as a Service), fornecendo plataformas para o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas na nuvem.