No próximo dia 5 de agosto acontecerá o lançamento da Nuvem Unicamp 2.0 no auditório da Educorp da Unicamp, com abertura e transmissão às 15h. O evento, onde serão apresentadas melhorias, novos serviços e caminhos que a Nuvem Unicamp seguirá nos próximos anos, contará com a participação do Reitor da Unicamp, Prof. Antonio José de Almeida Meirelles. A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) da Unicamp tem o prazer de anunciar a próxima grande evolução em sua infraestrutura de TI, a Nuvem UNICAMP 2.0. Com equipamentos de última geração da DELL entregues recentemente, esta nova plataforma representa um avanço significativo na capacidade computacional e de armazenamento da universidade. Batizada de Ybytinga, a versão 2.0 da Nuvem Unicamp deriva seu nome da corruptela de Ybytutinga, ou “vento branco” em tupi-guarani1. Faz também justa homenagem a Rodrigo Ranieri, o Ibitinga, cidade natal do ex-estudante de Engenharia da Computação da Unicamp, muito querido pela comunidade e conhecido pelas suas escaladas ao Monte Everest. Rodrigo faleceu em 5 de julho passado, em acidente com parapente no Paquistão2.

Novas Funcionalidades e Serviços Avançados
A Nuvem UNICAMP 2.0 é um sistema híbrido que integra hardware e software de ponta, incluindo uma solução hiperconvergente da DELL e tecnologias de virtualização da VMWare. Este ambiente substitui o orquestrador Cloudstack pelo VMWare VCloud Director, facilitando seu uso e operação por meio de Infraestrutura como Código (IaC), permitindo uma integração eficaz com nuvens públicas.

A nova versão da nuvem oferece uma variedade de serviços nas categorias de Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS), pelo uso do VMware Marketplace. Isso inclui desde soluções de armazenamento virtualizado até serviços avançados de rede e segurança, como o VMWare NSX, que suporta protocolo IPv6, VPN e ferramentas de monitoramento.

Benefícios para a Comunidade Unicamp
A Ybytinga promete trazer inúmeros benefícios para os projetos administrativos, de ensino, pesquisa e projetos institucionais, incluindo:

• Maior flexibilidade e escalabilidade: adaptando-se às necessidades dinâmicas de pesquisa e gestão acadêmica.
    • Redução de custos: através da otimização contínua de recursos computacionais e a implementação de modelos de billing e desempenho ajustáveis.
    • Mobilidade e acesso facilitado: permitindo acesso remoto seguro e eficiente a recursos e aplicações críticas, facilitando a colaboração e inovação em toda a universidade.

Tendências Globais e Repatriação de Aplicações
Segundo a MIT Technology Review (21/07/2024), a adoção de infraestruturas híbridas, que combinam recursos de TI internos e externos, é vista como uma solução estratégica, permitindo que as organizações aproveitem o melhor de ambos os mundos: a elasticidade e a capacidade de escala da nuvem, aliadas ao controle e à segurança de sistemas locais.

O Futuro da Infraestrutura de TI na Unicamp
A DETIC está comprometida em manter a Unicamp na vanguarda da tecnologia, integrando múltiplas capacidades de nuvem para atender a diversas necessidades operacionais. A Ybytinga Nuvem UNICAMP 2.0 é um passo importante nessa direção, promovendo um ambiente de TI mais híbrido e distribuído, garantindo que a universidade continue a ser um centro de excelência em ensino, pesquisa e inovação.

1 – Agradecimentos ao Prof. Wilmar D’Angelis, pela ajuda com os termos em tupi-guarani.
2– Mais informações sobre o acidente clique aqui.