A DETIC (Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação) desenvolveu uma ferramenta experimental que se trata de uma plataforma que utiliza a IA Generativa da Microsoft (Copilot) e se baseia no modelo GPT 4 Omni. Esta IA foi escolhida por conta de uso pelo Tribunal de Contas do Estado SP, Secretaria de Justiça do RJ e uso pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Ela permite que se faça upload de arquivos pdf, podendo ser solicitado vários tipos de serviços, como gerar resumos, palavras-chave, criar etp, tr, mapa de risco, avaliar documentos, elaborar normativas, etc.
Inicialmente dois grandes usuários estão utilizando/avaliando a ferramenta: a própria DETIC e a DGA (Diretoria Geral da Administração ). As impressões iniciais já apontam para um grande potencial de ganho de produtividade na análise e geração dos documentos de licitação na nova lei, dentre outros benefícios.
Esse passo marca um avanço significativo na transformação digital da Unicamp, permitindo a implementação de soluções inovadoras que beneficiarão alunos, professores e a administração universitária.
Para que esta ferramenta torne-se de uso seja definitivo, e outros serviços possam ser agregados na plataforma, será necessário a contratação de uma IA generativa.