Nuvem UNICAMP 2.0: Uma Revolução Tecnológica na Comunidade Universitária

Plataforma moderniza capacidade computacional e de armazenamento da universidade.

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) da Unicamp tem o prazer de anunciar a próxima grande evolução em sua infraestrutura de TI: a Nuvem UNICAMP 2.0. Os equipamentos adquiridos da DELL foram entregues hoje, dia 14/06, esta plataforma representa uma significativa modernização da capacidade computacional e de armazenamento da universidade.

O Nuvem UNICAMP 2.0 é um sistema híbrido que integra hardware e software de última geração, incluindo uma solução hiperconvergente da DELL e tecnologias de virtualização da VMWare. Este ambiente não apenas substitui o orquestrador Cloudstack por um mais moderno, VMWare VCloud Director, mas também facilita o uso e operação através de Infraestrutura como Código, permitindo uma integração eficaz com a nuvem pública.

Novas Funcionalidades e Serviços Avançados

A nova nuvem oferece uma variedade de serviços nas categorias de Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), e Software como Serviço (SaaS) através do VMware Marketplace. Isso inclui desde soluções de armazenamento virtualizado até serviços avançados de rede e segurança, como o VMWare NSX que suporta protocolo IPv6, VPN, e ferramentas de monitoramento.

Benefícios para a Comunidade Unicamp

A Nuvem UNICAMP 2.0 promete trazer inúmeros benefícios para os projetos administrativos, de ensino e pesquisa, e projetos institucionais, incluindo:

• Maior flexibilidade e escalabilidade: adaptando-se às necessidades dinâmicas de pesquisa e gestão acadêmica.
  • Redução de custos: através da otimização contínua de recursos computacionais e a implementação de modelos de billing e performance ajustáveis.
  • Mobilidade e acesso facilitado: permitindo acesso remoto seguro e eficiente a recursos e aplicações críticas, facilitando a colaboração e inovação em toda a universidade.

Preparação para o Futuro

A DETIC está comprometida em garantir uma transição suave e eficiente para a Nuvem UNICAMP 2.0, com uma série de treinamentos e workshops planejados para equipar tecnicamente as equipes responsáveis. Além disso, o processo de migração dos serviços para a nova estrutura está programado para começar imediatamente após a implementação inicial.

Este projeto reforça o papel da DETIC como facilitadora da transformação digital da Unicamp, mas também demonstra o compromisso da universidade em prover recursos de ponta que apoiam a missão acadêmica e de pesquisa de seus membros. Com a Nuvem UNICAMP 2.0, a DETIC marca mais uma realização em seu contínuo esforço para avançar a infraestrutura tecnológica da universidade.

O lançamento oficial será realizada em uma cerimônia na Educorp (Escola de Educação Corporativa) com a presença do Reitor e da Direção da Dell, no dia 5 de agosto das 14h às 17h.