A Moradia Estudantil da UNICAMP, localizada em Barão Geraldo, Campinas-SP, é um conjunto de 256 unidades habitacionais que abriga cerca de mil estudantes e que constitui o Programa de Moradia Estudantil (PME), programa voltado para aqueles que não conseguem se manter em Campinas com seus próprios recursos financeiros, além das residências, o conjunto é composto por espaços comunitários e salas de estudos, onde são realizados projetos e oficinas, totalizando 22.000 m2 de área construída.

Atualmente, a Moradia Estudantil possui cobertura Wi-Fi insuficiente, atendendo apenas uma parcela dos alunos. Também não há infraestrutura de rede cabeada nas residências, o que leva os alunos a buscarem alternativas terceirizadas para acesso à Internet.

Diante das dificuldades relatadas e visando a conectividade dos usuários da moradia estudantil com a rede de dados da Unicamp, bem como com a internet, a DETIC propôs o projeto de Ampliação Wi-Fi na Moradia.

Atualmente a cobertura Wi-Fi é feita por meio de 20 pontos de acesso (Aps), após a conclusão do projeto de ampliação da rede Wi-Fi cada casa contará com seu próprio ponto de acesso.

O projeto prevê a contratação do serviço de instalação e manutenção da infraestrutura óptica, além da aquisição dos equipamentos necessários para conectar as casas e fornecer acesso Wi-Fi, bem como a contratação de um link redundante através do consórcio Intragov/SP* a fim de garantir a conectividade em caso de falhas no link existente.

Espera-se que esse projeto seja um marco significativo na promoção da inclusão digital na moradia da Unicamp.

* É uma infraestrutura de comunicação e serviços, implantada pelo Governo do Estado de São Paulo, que abrange todo o Estado, podendo ser compartilhada por diferentes órgãos de Governo Estadual, Municipal e Federal.