Iniciado em outubro de 2023, o processo de pagamento de refeições via sistema pix da Unicamp atinge um marco importante após 8 meses de operação. Nota-se mensalmente um aumento progressivo do pagamento via sistema pix Unicamp em detrimento do pagamento com dinheiro/moeda, indo o Pix Unicamp de 25,62% do total financeiro em outubro/2023 a 70,08% em abril/2024.

Percentual Dinheiros/Moedas x PIX

Orquestrado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) e pela Prefeitura do Campus, com a parceria da DGA, o sistema integrado não apenas facilita o acesso a refeições para servidores e estudantes, mas também demonstra benefícios significativos de modernização e segurança.

O sistema, que integra software como serviço, catracas digitais e sistemas Unicamp de recursos humanos, gestão acadêmica e pagamentos, permite recargas automáticas das carteiras funcionais e estudantis para pagamentos via Pix. Esta solução inovadora eliminou a necessidade de transações em dinheiro físico nos restaurantes da universidade, trazendo múltiplos avanços:

• Redução do manuseio de dinheiro físico: Com a adoção do Pix, a Unicamp observou uma drástica redução no volume de dinheiro em espécie circulando no campus. Isso reduziu a necessidade de armazenamento e transporte de valores, bem como os custos associados à quebra de caixa.
  • Agilidade e redução de filas: a implementação do pagamento automatizado por Pix reduziu significativamente as filas nos horários de refeições, melhorando a experiência dos usuários e diminuindo o tempo de espera.
  • Modernização dos meios de pagamento: o sistema trouxe uma modernização contínua dos meios de pagamento, alinhando a universidade com as tendências tecnológicas atuais e aumentando a eficiência operacional.
  • Segurança ampliada: a digitalização dos pagamentos reforçou a segurança no campus, reduzindo a manipulação de dinheiro por operadores e alunos e minimizando os riscos associados ao transporte de valores.

A implantação deste sistema não só facilitou a logística de pagamentos para todos os envolvidos, mas também posicionou a Unicamp como um exemplo de inovação e segurança em sistemas de gestão universitária. Com a continuidade deste projeto, a universidade espera seguir melhorando e expandindo os recursos disponíveis para sua comunidade acadêmica.