A Unicamp celebrou um marco importante em acessibilidade em outubro de 2023, com o lançamento do VAMUS – Veículo Acessível para Mobilidade Urbana Sustentável. Este avanço foi facilitado graças a uma inovadora contribuição da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), que desenvolveu o aplicativo VAMUS, uma solução tecnológica que tem permitido a usuários com deficiência visual ou motora solicitar transporte acessível dentro do campus por meio de um celular.

O aplicativo VAMUS é um exemplo claro do potencial de inovação tecnológica para melhorar a qualidade de vida na comunidade acadêmica. Por meio do app, os usuários podem com facilidade e autonomia solicitar o carrinho elétrico VAMUS, projetado para oferecer um meio de transporte seguro e confortável por todo o campus de Campinas-Barão Geraldo, com planos de expansão para outros campi. Este serviço não apenas eleva o padrão de acessibilidade na Unicamp, mas também é um passo em direção a uma maior inclusão e sustentabilidade.

A iniciativa demonstra o compromisso contínuo da Unicamp com a inclusão e a inovação. O aplicativo, além de facilitar a mobilidade, também é uma plataforma que pode ser adaptada e expandida para outras funcionalidades, reforçando a capacidade da DETIC de liderar transformações digitais que atendam às necessidades emergentes da universidade.

Esta inovação não apenas melhora a mobilidade no campus, mas também serve como um modelo de como a tecnologia pode ser utilizada para superar barreiras físicas e promover a igualdade.

Para mais detalhes sobre o funcionamento do VAMUS e experiências dos usuários, acesse o vídeo disponível no link: Veículo para pessoas com deficiência na Unicamp